2005
-Sensibilizar e proporcionar orientações aos alunos sobre a importância do autocuidado para a saúde individual e coletiva. Estimular nos alunos a limpeza do corpo, dos alimentos e do ambiente(o cuidar e respeitar o meio onde convive), percebendo-as como fator de bem-estar e como valor da convivência social. -Manipular produtos naturais específicos para o cuidado e tratamento da escabiose (xampú) e pediculose ensinar a preparar cosméticos naturais, visando a auto-estima -Proporcionar aos alunos conhecimento sobre plantas medicinais e plantas tóxicas, conseguindo identificá-las, além de compreenderem suas finalidades terapêuticas, uso correto e formas de utilização. -Conscientizá-los dos perigos da automedicação acompanhar e interagir no processo educativo. -Interagir com atividades recreativas e lúdicas para efetivar a comunicação e humanização em âmbito escolar. -Através de reuniões com os pais, elaborar oficinas onde possam atuar de forma ativa e estimular o seu envolvimento com o filho. -Motivação na área das artes incluindo temas de educação e saúde.
A Universidade tem como base o tripé formado pelo ensino, pesquisa e pela extensão. A extensão, permite colocar em prática o conhecimento, aprimorando-o, ao mesmo tempo em que beneficia à sociedade, facilita o acesso de crianças e adolescentes carentes, à educação e a saúde. O projeto Usina do Saber, possibilita os acadêmicos do curso de Farmácia atuarem de forma preventiva e educativa sobre o conhecimento, a prática e a importância de hábitos de higiene pessoal e higiene do meio ambiente, conhecimentos básicos de saúde e os perigos da automedicação, e também aproximá-los do profissional farmacêutico, mostrando-lhe a importância desse profissional.
-Orientação as crianças sobre os cuidados de higiene pessoal e higiene do meio ambiente, através de aulas e atividades teóricas e práticas; -Manipulação de cosméticos naturais; -conscientização dos perigos da auto-medicação e por que não devem tomar medicamentos sem a devida orientação; -Aplicação de jogos e atividades lúdicas com o objetivo de aumentar a auto estima e o respeito aos colegas; -Aulas de artesanato (crochê) vinculada a importância da higiene, da colaboração mútua e troca de conhecimentos; -Realização de oficinas em reuniões de pais com o objetivo de valorizar a auto-estima e orientar sobre conceitos de higiente e saúde; -Confecção de uma cartilha sobre informações de plantas medicinais; - Oficinas sobre fitoterápicos e identificação de plantas tóxicas. - Elaboração de peças teatrais com o envolvimento e participação dos alunos.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339