2005
Ampliar e aprofundar conceitos e técnicas referentes a abordagem psicanalítica dos fenômenos pertinentes ao atendimento psicoterápico individual e grupal. Desenvolver a capacidade de dar acolhimento a angústia que leva os pacientes a buscarem ajuda e daquela mobilizada pela situação terapêutica. Desenvolver a habilidade de identificar o sujeito da demanda de atendimento, no caso da procura para atendimento de crianças, adolescentes e pacientes graves. Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos. Buscar e interpretar informações bibliográficas referentes aos fenômenos psicológicos e relacionais encontrados na prática clínica.
O projeto de recepção aos pacientes que chegam na clínica de psicologia faz parte do procedimento de acolhimento aos novos casos, adotado pela clínica-escola da Uniararas. Tal procedimento visa fornecer um modelo mais próximo possível da realidade profissional do psicólogo clínico, ainda que este venha a trabalhar em instituições de saúde mental, já que é nas primeiras entrevistas que se desenvolvem as condições necessárias para um tratamento psicoterápico eficiente e eficaz.
Recepção e atendimento psicoterápico dos pacientes encaminhados para o Projeto I-4 de Clínica Psicanalítica da Clínica de Psicologia da Uniararas. Os encaminhamentos podem advir de: Clínicas de Fisioterapia e Odontologia da Uniararas, Ambulatório de Saúde Mental Aguinaldo Bianchini e dos demais projetos de estágio do 5º ano do Curso de Psicologia.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339