2005
Formação e treinamento dos alunos para atendimento a paciente com necessidades especiais. Atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiais.A Fisioterapia tem como objetivos: estabilizar pacientes especiais na cadeira odontológica utilizando adaptações atendendo as necessidades individuais de cada caso. Utilizar de técnicas de transferência de postura para cadeira odontológica. Orientar o dentista quanto a postura sentada no mocho e os prejuízos de uma postura inadequada. Avaliar e criar adaptações em escovas de dente para facilitar a higiene bucal da clientela atendida.
De acordo com a literatura, cerca de 14,5% da população brasileira apresenta algum comprometimento e 92% dos pacientes com necessidades especiais podem receber tratamento odontológico ambulatorial. Porém existe uma carência de profissionais habilitados para realizarem esse atendimento. Desta forma este projeto propõe a estruturação de uma Disciplina de Odontologia para Pacientes com necessidades Especiais com o objetivo de oferecer uma visão otimizada da Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais formando e treinando o aluno para o atendimento desses pacientes de maneira inter e multidisciplinar. Devido à clientela ser diversificada quanto ao diagnóstico e sequelas, o dentista muitas vezes fica impossibilitado de realizar os procedimentos necessários a cada caso. Os movimentos involuntários, as estereotipias e também posturas viciosas de alguns pacientes coloca o atendimento odontológico em risco. Uma estabilização adequada desses pacientes na cadeira odontológica torna o atendimento mais seguro, harmonioso e produtivo ao dentista e paciente. A Fisioterapia tem muito a contribuir com orientações específicas a cada caso, as técnicas de estabilização adequadas a cada caso, como também orientações e práticas ergonômicas do dentista nos atendimentos.
Formação e treinamento do aluno no atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais, por meio de: 1- Intervenção odontológica de urgencia 2- Atendimento clínico 3- Atendimento clínico de retorno e orientação: - conjunto de atividades com o objetivo manter a saúde bucal do paciente por meio de práticas preventivas realizadas na clínica e em casa. Esta atividade procura instalar comportamentos de saúde bucal no paciente e na mãe e/ou cuidadores para a manutenção da condição bucal obtida pós-tratamento: -treino de escovação com estímulo ao auto-cuidado -profilaxia e aplicações tópicas de fluoretos de acordo com o risco de cada paciente -orientação e acompanhamento quando da indicação de utilização de outros quimioterápicos -orientação à mãe e/ou cuidadores para supervisão e/ou realização de higiene bucal com utilização de meios auxiliares (abridores de boca, adaptação de escovas, passadores de fio) -orientação de dieta. 4.Educação e motivação em saúde bucal. Compreende um conjunto de ações e atividades que acompanharão todas as fases de tratamento procurando: - individualizar as formas de abordagem de acordo com as dificuldades de cada paciente -realizar atividades lúdicas em grupo para motivação e educação com a realização de teatro como forma de atingir a maioria dos pacientes independente da idade ou da patologia. Estabilização de pacientes com necessidades especiais na cadeira odontológica. Orientações aos dentistas quanto à postura sentada no mocho. Criação de adaptações individualizadas para estabilização de pacientes na cadeira odontológica. Criação de adaptações individualizadas em cabos de escovas de dente. Habilitação do dentista para realizar transferência de postura para a cadeira odontológica.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339