AÇÕES DE EXTENSÃO Promoção de Saúde Bucal em Adolescentes Inseridos no Projeto UNIARARAS/AEHDA
Ano
2006
Objetivo
Este projeto tem o intuito de expor a parceria entre FO/UNIARARAS e a AEHDA (Associação de Educação do Homem de Amanhã de Araras), no que se refere ao atendimento odontológico centrado nos princípios básicos da filosofia de promoção de saúde e tendo como linha mestre as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A população-alvo do programa é o públicoalvo beneficiado pelo projeto homem de amanhã, constituído por adolescentes de famílias de baixa renda, com idade mínima de 15 anos e máxima de 17 anos e regularmente matriculados no ensino regular.
O projeto busca elaborar uma estratégia de atuação com espaço territorial e população-alvo definidos, com um sistema de avaliação de ações com participação ativa das partes participantes (FO-UNIARARAS, AEHDA) e, deste modo, propiciar condições para a constante discussão de rumos a serem seguidos e proposições de mudanças que se fizerem necessárias. O programa conta com uma fase preventivo-educativa e outra curativa, onde os Recursos Humanos a serem utilizados (graduandos em Odontologia) trabalharão em sistema de trabalho voltado a produtividade com qualidade, embasado na filosofia de promoção de saúde.
Análise
Por que se trata de um programa social onde devemos compreender, entre outros fatores, que a vida é o mais básico e universal dos valores, respeita-la acima de tudo é o caminho para a justiça, a solidariedade e a paz.
Todo ser humano tem direito ao acesso a certas condições básicas de bem estar e de dignidade. Toda pesoa nasce com um potencial e tem direito de desenvolve-lo. Toda condição impeditiva de que isso ocorra é, em si mesma, uma violência. Para desenvolver o seu potencial, as pessoas precisam de oportunidades. As oportunidades educativas são aquela que verdadeiramente desenvolvem o potencial humano. As demais criam condições para isto. O que uma pessoa se torna ao longo da vida depende de duas coisas: das oportunidades que teve e das escolhas que fez. De nada adianta ter oportunidades e não saber fazer escolhas. Como, tampouco, adianta saber saber fazer escolhas e não ter oportunidades. Assim essa associação entre a FO Uniararas e a AEHDA tem a intenção de criar oportunidades para esses jovens beneficiando-os através da informação e tratamento reduzindo os problemas das doença bucais que os afetam. Além em planejamento de atividade de educação em saúde, capacitar o trabalho inter e transdiciplinar, através das outras áreas que atuam no programa.
Esses são motivos suficientes para darmos continuidade e melhores condições para a continuação desse projeto.
Ações
Durante a vigência do projeto serão realizadas as ações abaixo descrita:
1. Triagem: Todos os participantes do projeto serão examinados utilizando-se o Indice de Placa, Indice gengival e o Indice CPOD, questionário, buscando-se o conhecimento das necessidades de tratamento e conseqüentemente, o encaminhamento do paciente ao perfil de graduandos indicado. Nesta fase, realiza-se uma palestra educativo-preventiva, enfocando temas importantes para a manutenção de saúde bucal.
2. Fase curativa: Os procedimentos clínicos serão efetuados na clínica odontológica, pelos graduandos de odontologia sob supervisão de um professor.
Os seguintes procedimentos clínicos poderão ser realizados pelo grupo de trabalho:
3. Restaurações definitivas em dentes decíduos e permanentes.
tratamentos conservativos da polpa dentária
tratamento periodontal
profilaxias profissional
Aplicação de selante
Aplicação tópica de flúor
Exame radiográfico
Encaminhamento para a clínica da UNIARARAS em casos de:
Tratamentos endodônticos
Tratamento Ortodôntico
Centro de diagnóstico oral (CDO)
Confecção de próteses.
Exodontias
4. Fase preventiva:
Embora exista esta divisão didática, ressalta-se que a integração dos procedimentos preventivos e assistenciais, considerando o indivíduo como um todo, é uma das diretrizes organizacionais do SUS que serão fielmente seguidas para o sucesso do programa.
As atividades preventivas englobam palestras educativas, educação individual de técnicas de escovação e fluorterapia racional, baseada no risco individual previamente detectado (GT-SES-SP/95 Cury, 2001.
Dados gerais
Responsável: Sofia Takeda Uemura
E-mail do responsável: Durante a vigência do projeto serão realizadas as ações abaixo descrita:
1. Triagem: Todos os participantes do projeto serão examinados utilizando-se o Indice de Placa, Indice gengival e o Indice CPOD, questionário, buscando-se o conhecimento das necessidades de tratamento e conseqüentemente, o encaminhamento do paciente ao perfil de graduandos indicado. Nesta fase, realiza-se uma palestra educativo-preventiva, enfocando temas importantes para a manutenção de saúde bucal.
2. Fase curativa: Os procedimentos clínicos serão efetuados na clínica odontológica, pelos graduandos de odontologia sob supervisão de um professor.
Os seguintes procedimentos clínicos poderão ser realizados pelo grupo de trabalho:
3. Restaurações definitivas em dentes decíduos e permanentes.
tratamentos conservativos da polpa dentária
tratamento periodontal
profilaxias profissional
Aplicação de selante
Aplicação tópica de flúor
Exame radiográfico
Encaminhamento para a clínica da UNIARARAS em casos de:
Tratamentos endodônticos
Tratamento Ortodôntico
Centro de diagnóstico oral (CDO)
Confecção de próteses.
Exodontias
4. Fase preventiva:
Embora exista esta divisão didática, ressalta-se que a integração dos procedimentos preventivos e assistenciais, considerando o indivíduo como um todo, é uma das diretrizes organizacionais do SUS que serão fielmente seguidas para o sucesso do programa.
As atividades preventivas englobam palestras educativas, educação individual de técnicas de escovação e fluorterapia racional, baseada no risco individual previamente detectado (GT-SES-SP/95 Cury, 2001.