2005
O programa visa propiciar a qualidade de vida dos funcionários da Uniararas quanto ao tratamento odontológico, visando a meta da OMS (Organização Mundial da Saúde) para 2010 em apenas 1 dente perdido, cariado ou obturado. Para isso disponibilizamos de atendimentos curadores, restauradores e preventivos, como dentística, cirurgias, prótese e oclusão, implantes, periodontia, endodontia, semiologia e sobre tudo uma visão focada na prevenção de doenças como a cárie e todas as que acometem a cavidade bucal, como herpes, candidíase, câncer, etc. Além do atendimento reforçamos a necessidade de escovação dental, uso de fio dental e prática do alto exame bucal.
A Qualidade de vida dos funcionários de uma empresa tem sido alvo de muitas discussões, porém de poucas ações. A Uniararas agiu e colocou em prática os cuidados da saúde de seus funcionários após uma triagem prévia na qual foi realizado um levantamento odontológico realizado em 58 funcionários da UNIARARAS sendo baseado no Índice de levantamento epidemiológico de cárie, que é o ponto básico de referência para diagnóstico das condições dentais e para formulação e avaliação de programas de saúde bucal. O índice de CPO-D avalia a quantidade de dentes cariados, perdidos e obturados, em diferentes idades, tais como, 6, 9, 15, 18, 35-44 e 65, de acordo com o padrão de diagnóstico seguido pela Organização Mundial da Saúde (WHO, 1997). Além da avaliação dos tecidos moles da cavidade bucal. O Valor de CPO estipulado como meta para a OMS ATÉ 2010 é um índice de 1 dente. Os gráficos abaixo relacionam o índice de CPO dos funcionários da Uniararas e relação do CPO com os dentes hígidos, através do valor médio da quantidade dos exames realizados. Tendo como referência o indíce de CPO-D da Organização Mundial da Saúde os 58 funcionários da Uniararas avaliados, apresentaram um índice médio de 14,74 dentes cariados, perdidos ou obturados, justificando assim a necessidade de atendimento odontológico.
O projeto ISIS compreende três fases, sendo que a terceira envolve a qualidade de vida de todos os funcionários do Centro Universitário Hermínio Ometto-Uniararas. O curso de Odontologia tem com sua parcela de contribuição no projeto, o atendimento clínico envolvendo todas as especialidades da odontologia, sendo elas: periodontia, cirurgia, semiologia, endodontia, dentística, implantodontia, prótese e oclusão dentária. Os funcionários recebem os cuidados odontológicos nos seus horários de trabalho, com um agendamento prévio e com controle da supervisão de cada setor.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339