AÇÕES DE EXTENSÃO Educação e Comunidade - II.3 - Atuação com pais, professores e alunos
Ano
2005
Objetivo
Garantir a oportunidade de o futuro psicólogo entrar em contato com a realidade educacional. Inserir a prática da Psicologia Escolar em uma escola pública, oferecendo os diversos níveis de intervenção do psicólogo em um contexto educacional. Instrumentalizar o aluno para que este seja capaz de agir no contexto da educação com uma atitude científica, uma postura ética e crítica, comprometida com o desenvolvimento da cidadania como um direito de todos.
Análise
A escola é um lugar de promoção do desenvolvimento integral da criança, onde vários fatores estão inter-relacionados (professores, pais, alunos, qualidade das condições e relações de trabalho, dentre outros). Desta forma, o psicólogo é um agente importante neste espaço de produção. Diante da realidade educacional é possível realizar um trabalho voltado para a prevenção do fracasso escolar através da promoção da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno e realizar intervenções sobre a dimensão institucional da escola maneira mais adequada de se compreender o papel do psicólogo escolar.
Ações
No trabalho com as crianças e adolescentes foram desenvolvidas atividades que ofereceram um espaço de reflexão e exercício de sua cidadania, a partir da discussão e reconstrução de sua história de vida. Além disso, algumas atividades para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos de recuperação também foram desenvolvidas com êxito. O trabalho com pais visava criar uma relação de colaboração e ajuda mútua entre pais e Instituição visando à qualidade de atendimento às necessidades específicas dos alunos. A proposta de formação de Grupos de Orientação a Pais não foi bem sucedida, pois não foi formado um grupo. Entretanto, alguns pais procuraram o serviço para orientação sobre questões do desenvolvimento humano, a escuta para conhecer mais sobre o adolescente e sobre o papel que exerce dentro da família e principalmente o envolvimento dos pais no processo de educação de seus filhos. O trabalho com professores e equipe técnico-pedagógica foi feito durante o HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) e conseguiu atingir os ojetivos propostos.
Dados gerais
Responsável: Camila Santos Dias
E-mail do responsável: No trabalho com as crianças e adolescentes foram desenvolvidas atividades que ofereceram um espaço de reflexão e exercício de sua cidadania, a partir da discussão e reconstrução de sua história de vida. Além disso, algumas atividades para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos de recuperação também foram desenvolvidas com êxito. O trabalho com pais visava criar uma relação de colaboração e ajuda mútua entre pais e Instituição visando à qualidade de atendimento às necessidades específicas dos alunos. A proposta de formação de Grupos de Orientação a Pais não foi bem sucedida, pois não foi formado um grupo. Entretanto, alguns pais procuraram o serviço para orientação sobre questões do desenvolvimento humano, a escuta para conhecer mais sobre o adolescente e sobre o papel que exerce dentro da família e principalmente o envolvimento dos pais no processo de educação de seus filhos. O trabalho com professores e equipe técnico-pedagógica foi feito durante o HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) e conseguiu atingir os ojetivos propostos.