2005
Propporcionar que o aluno tenha contato com a escola e conhecimento de sua dinâmica. Levantar necessidade para intervenção. Planejar, junto aos agentes educativos, propostas de intervenção para melhoria da prática pedagógica. Intervir com crianças, adolescentes, famílias e professores.
Necessidade apontada pela Própria escola no início do ano letivo devido às queixas constantes de indisciplina dentro da escola, uso de drogas e violência. Nesse contexto o psicólogo é essencial para atuar de forma preventiva.
Todos os alunos atuaram na mesma instituição durante o ano e, as atividades desenvolvidas foram: 1. caracterização do espaço pedagógico: participação da dinâmica escolar possibilitou o conhecimento da realidade vivida dentro da escola. 2. participação nas aulas e atividades pedagógicas complementares (aulas de educação física, leitura, etc.): acompanhamento das crianças permitiu que os estagiários pudessem compartilhar de momentos diferentes do processo educativo. 3. participação em HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), desenvolvendo atividades com professores: atividade realizada semanalmente com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica com a equipe da direção da escola. 4. reunião com a coordenação da escola para avaliação, planejamento e desenvolvimento de atividades. 5. desenvolvimento de projetos no Programa Escola da Família com oficinas para crianças e adolescentes, pais e membros da comunidade: levantamento de necessidades, desenvolvimento de projetos por meio de oficinas e grupos. 6. visitas domiciliares e comunitárias: visitas nas casas de algumas crianças e acompanhamento de sua rede de apoio possibilitou que o estagiário conhecesse a forma de funcionamento dessa rede na comunidade e como utilizar dela para promover intervenções. 7. contato com crianças e adolescentes. 8. contato com professores.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339