AÇÕES DE EXTENSÃO
Trabalho e Comunidade - III-5 - Organizações Empresariais
Ano 2005
Período 16/02/2005 a
Periodicidade ANUAL
Tipo da ação PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Sobre a ação

Informações do projeto

Objetivo

Capacitar o estagiário a identificar, sistematizar, planejar e proporcionar condutas e relações entre pessoas no âmbito organizacional e do trabalho. Possibilitar ao estagiário o aprendizado nos contextos organizacionais. Possibilitar ao estagiário desenvolver programas intervenção organizacional para funcionários das organizações Possibilitar atuação dos estagiários no que se refere a capacitação e desenvolvimento de pessoal, avaliação de desempenho, desenvolvimento de equipes.

Ações realizadas

Reconhecimento dos setores administrativos através de documentos. Conhecimento do espaço físico e apresentação dos coordenadores de todos os departamentos. Construção do organograma geral da instituição e organograma administrativo. Atividades para reconhecimento da rotina administrativa e toda a parte burocrática do Departamento Pessoal / Recursos Humanos Reconhecimento de Atividades relacionadas ao funcionamento dos Recursos Humanos. Pesquisa sobre as atividades dos funcionários ligados ao setor em que o estágio está sendo realizado. Pesauisa e sistematização das informações obtidas sobre o objeto alvo do estágio. Análise dos fatores que podem estar relacionados com o problema indentificado no setor em que o estágio está sendo realizado. Elaboração de fluxogramas de rotinas de comportamentos que estão relacionados com o alvo da intervenção. Reuniões com os responsáveis pelo Departamento Pessoal / Recursos Humanos ou pelo setor em que o estágio estava sendo realizado. Propostas de intervenção, pautadas nas pesquisas e por outras fontes de informações, que possibilitem a mudança da condição em que foi identificada a situação problema. Ações voltadas para o público alvo de modo a alterar as contingências e suas relações que levam a situação problema. Avaliar os processos de intervenção e as técnicas utilizadas, que possbilitaram obter os resultados do processo de estágio supervisionado. Análise crítica das prováveis mudanças e melhorias nas relações de trabalho que possam ter ocorrido devido as propostas de intervenção. Avalição da atuação dos estagiários enquanto pessoas participantes do processo de intervenção.

Análise

O motivo gerador, para a atuação instituições parceiras é configurado pelas desigualdades nas relações sociais de trabalho. Tais desigualdades têm promovido conflitos entre trabalhadores, principalmente quando há uma relação de hierarquia. Uma outra queixa refere-se exclusivamente a ações que necessitam ser realizadas no âmbito de planejamento organizacional, como: implantação de programas de recrutamento e seleção, descrição de função, plano de carreira, treinamento, comunicação e motivação no trabalho.

Resultado

Por se tratar de um projeto de estágio supervisionado, o conteúdo programático propõe que no primeiro semstre sejam feitas a obtenção de informçãoes, análise dos resultados, "diagnósticos" e propostas de intervenção. Neste estágio há quatro parcerias. Mesmo que no primeiro semestre não estão previstas açoes de intervenção, algumas já foram feitas, como descrição de cargos, mudança de rotinas de setores, treinamentos e avaliação de resultados obtidos pro outras pesquisas institucionais. Ainda é cedo para afirmar com segurança os resultados obtidos, porém já foi possível identificar em algumas parcerias mudanças significativas na rotina de trabalho, fovrencendo as relações interpessoais e uma melhoria nas condiões de trabalho.;Em todos os campos de estágio foi possível identificar melhorias nas relações de trabalho e na rotina dos processos organizacionais;melhoria nas relações de trabalho, no contexto organizacional, para a população alvo do projeto;Contrução de um currículo on-line para que as pessoas possam se cadastrar no site da instituição. Elaboração de uma planilha de solicitação de vagas. Melhoria no planejamento e na atuação dos procedimentos de recrutamento e seleção efetuados pelo Departamento de Recursos Humanos.
Equipe

Participantes envolvidos

Docentes

3 docentes envolvidos
  • Cristina da Cruz Franchini
  • Pedro Bordini Faleiros
  • Pedro Bordini Faleiros

Discentes

35 discentes envolvidos
  • Aline Costa Fantinato
  • Anderson Rogerio Tunes
  • Carla Fernanda Zanetti
  • Carolina Da Rocha Toledo Rossi Leite
  • Elaine Botelho Do Couto
  • Eloisa De Oliveira Boppré
  • Evelyn De Souza Wendel
  • Janaína Bonafé Da Dona
  • Joelita Luiza Vidal
  • Joyce Jaqueline Dos Santos Caetano Lima
Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Campus Araras

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário

CEP: 13607-339

Campus Santa Bárbara d'Oeste

Rodovia Luiz Ometto, SP 306, 2233

Residencial Furlan

CEP: 13451-900

Menu Acessibilidade