AÇÕES DE EXTENSÃO Práticas Clínicas e Psicologia e Saúde - I.6 - Saúde Geral
Ano
2005
Objetivo
Desenvolver habilidades e competências de atitude clínica como contato, avaliação e planejamento/implementação de intervenções intra e interpessoais para o desenvolvimento da prática profissional com caráter científico.
Refletir o indivíduo como produto de atuações pessoais, sociais e biológicas.
Promover o aprofundamento da experiência prática-profissional do estagiário, com uma ampliação de sua autonomia e iniciativa e melhor aproveitamento didático-pedagógico.
Atuar nos níveis de prevenção, promoção e recuperação de saúde em geral envolvendo indivíduos e grupos, a instituição e comunidade.
Elaborar comunicações científicas, laudos e relatórios que sumarizem e discutam publicamente o processo e os resultados das intervenções realizadas.
Análise
A área da Psicologia na Saúde, vem crescendo e conquistando um campo junto às especialidades que visão o atendimento da população tanto nas ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde, para tanto este estágio supervisionado atende as necessidade da atualidade. Uma vez que a desospitalização é uma ação contenporanea e se faz necessária.
Ações
Conceituar e caracterizar o campo de atuação do psicólogo clínico enquanto profissional da Saúde em contextos variados na saúde (enfermarias/ambulatórios de especialidades médicas, atendimento domiciliar), além da prática clínica em moldes tradicionais na área da saúde geral. Englobar ações voltadas à atenção psicológica dentro de uma visão integradora e contextualizadas, visando à promoção da saúde mental de indivíduos e grupos.
Desenvolver a noção de Ética Profissional tanto em relação ao atendimento psicológico direto ao paciente, familiares, quanto o contato e orientação com outros profissionais.
Dados gerais
Responsável: 775 Adriana Said Daher Baptista
E-mail do responsável: Conceituar e caracterizar o campo de atuação do psicólogo clínico enquanto profissional da Saúde em contextos variados na saúde (enfermarias/ambulatórios de especialidades médicas, atendimento domiciliar), além da prática clínica em moldes tradicionais na área da saúde geral. Englobar ações voltadas à atenção psicológica dentro de uma visão integradora e contextualizadas, visando à promoção da saúde mental de indivíduos e grupos.
Desenvolver a noção de Ética Profissional tanto em relação ao atendimento psicológico direto ao paciente, familiares, quanto o contato e orientação com outros profissionais.