2005
O estudo de sorologia para Doença de Chagas foi realizado em 100 voluntários moradores da zona rural e urbana, do município de Coronel Macedo, estado de São Paulo. O levantamento poderá ser estendido a familiares, em casos de positividade dos resultados. Além de proporcionar a integração escola comunidade, deverá ser mapeada a sorologia positiva para Trypanosoma cruzi da região, que devidamente diagnosticados, servirão para o esclarecimento e orientação da população da região e implantação de programas de controle e prevenção da doença.
A alta prevalência de doenças parasitárias em nosso meio e constituem um problema de grande importância no cenário da saúde pública do Brasil. A doença de Chagas, conhecida também como tripanossomose americana, uma zoonose endêmica, é causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e é a terceira doença tropical no mundo em maior incidência, logo após a malária e a esquistossomose. Portadores assintomáticos são os maiores responsáveis pela propagação da doença de Chagas, que deve ser diagnosticada e tratada, contribuindo na profilaxia e melhoria da saúde e da qualidade de vida da maioria da poplação.
A prevalência da tripanossomíase na região sudoeste paulista, município de Coronel Macedo, foi verificada em voluntários, pela determinação da presença de anticorpos anti-Trypanosoma cruzi, em amostras sorológicas. Utilizou-se o método de hemaglutinação indireta, o kit comercial denominado HAI-Chagas Ebram.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339