AÇÕES DE EXTENSÃO
Educação e Comunidade: Educação Especial - Ruptura de Lugares Cristalizados

Ano

2005

Objetivo

- Colaborar com o processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais. - Contribuir para reverter a história do fracasso escolar de crianças com dificulddes de aprendizagem ou que ainda estão nas classes especiais. - Contribuir para o resgate das potencialidades de crianças com Síndrome de Down e com autismo. - Elaborar, implementar e avaliar propostas de intervenção educacional com alunos com necessidades educativas especiais. - Capacitar o estagiário para trabalhar com a formação e a coordenação de grupos em contextos educacionais. - Possibilitar uma compreensão das deficiências como singularidades e não como défcits.

Análise

As escolas regulares têm se deparado com a necessidade reformular suas metodologias de ensino e de rever as formas de interação entre alunos-alunos, alunos-professores, para atender as crianças com necessidades educativas especiais. Assim, busca-se contribuir no desenvolvimento de experiências de ensino e de convivência bem sucedidas para estes alunos, objetivando tornar a escola regular uma instituição inclusiva, de fato e a escola de autistas, uma instituição promotora de potencialidades.

Ações

Condução de grupos de convivência e de experiências educativas com crianças de classe especial, com o objetivo de resgatar a história escolar dessas crianças, problematizar o lugar de incapazes que ocupam na escola, promover atividades de ensino-aprendizagem que explorem as suas capacidades e contribuir para a reincersão desses alunos nas salas regulares. Condução de grupos de convivência e de experiências educativas com crianças com dificuldades de aprendizagem. Realização de oficinas educativas (oficina de literatua e de pintura) com crianças e adolescentes autistas, objetivando promover a socialização, melhorar a convivência entre eles e desenvolver suas potencialidades. Realização de oficinas educativas (ificinas de contar histórias, brinquedos de sucatas, de música) com crianças de Síndrome de Down e com crianças com deficiência mental leve. Participação no grupo de mães dos alunos, conduzido pela psicóloga e asistente social.

Dados gerais

Professores envolvidos

Alunos envolvidos

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

Menu Acessibilidade