2005
- Contribuir com processo de inclusão de alunos surdos ou cegos nas escolas regulares. - Coordenar vários grupos de discussão e de reflexão com alunos, professores e pais. - Contribuir para o resgate das potencialidades dos alunos surdos, cegos ou com outras necessidades educativas especiais. - Elaborar, implementar e avaliar propostas de intervenção educacional com alunos surdos ou cegos. - Capacitar o estagiário para trabalhar com a formação e a coordenação de grupos em contextos educacionais. - Possibilitar uma compreensão das deficiências como singularidades e não como déficits.
Assiste-se atualmente um grande movimento para se promover a inclusão de alunos com surdez, cegueira ou outras necessidades educativas especiais nas escolas regulares, contudo para que este processo seja eficaz, há muito que ser feito, por exemplo, ensinar os alunos ouvintes e professores a se comunicarem com os surdos. Assi, busca-se contribuir para esse processo e possibilitar uma formação do psicólogo escolar mais comprometida com essa nova demanda educacional.
Realização de oficinas educativas com crianças e adolescentes surdas ou cegas, objetivando promover a socialização, melhorar a convivência entre eles e desenvolver suas potencialidades. Coordenação de grupos de mães de alunos surdos ou cegos, de forma tal que sejam oportunizadas a estas mães um espaço de trocas de experiências, de discussão de dúvidas sobre a surdez e a cegueira e um momento de compartilhar angustias e incertezas. Desenvolvimento de atividades que envolvam o ensino-aprendizagem da LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) com todos os alunos das salas de aula, em que as crianças surdas estudam. Fazer acompanhamento individualizado do desempenho acadêmico dos alunos surdos, em sala de aula. Coordenação de grupos de professoras, realizando discussões e reflexões sobre o ensino-aprendizagem dos alunos surdos, assim como promovendo espaço de fala e de escuta desses profissionais sobre as suas dificuldades e angùstias com o processo de inclusão. Condução de grupos com crianças com dificuldades de aprendizagem (tidas como deficientes mentais leves), com o objetivo de promover atividades de ensino-aprendizagem que explorem as suas capacidades e incidam positivamente na sua auto-imagem. Elaboração, implementação e avaliação de propostas de intervenção educacional com alunos surdos ou cegos.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339