A disciplina capacita o discente a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual e familiar, aplicando a sistematização da assitência de enfermagem (SAE), assegurando que sua prática seja realizada de forma integrada com todas as áreas de atuação do enfermeiro. Tendo capacidade de pensar criticamente, analisar os problemas do cliente e família e de procurar soluções para os mesmos, não levando em conta apenas o ato técnico, devendo realizar seus serviçoes dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e bioética.
Análise
A enfermagem médica orienta a atuação do futuro enfermeiro no atendimento de clientes com doenças vinculadas à assistência clínica, utilizando os pressupostos semiológicos, semiotécnicos e de sistematização da assistência de enfermagem.
Ações
A enfermagem médica contribui para o atendimento integral do cliente com patologias clínicas. As açoes desenvolvidas com os referidos clientes focou a consulta de enfermagem, a verificação de sinais vitais (pressão arterial, frequencia respiratória, pulso), exame fpisico, entrevista, aspiração endotraqueal, verificação de pressão venosa central, curativo, retiradas de pontos, encaminhamentos, glicemia capilar, sondagem nasogástrica, sondagem vesical de demora, sondagem vesical de alívio, punção venosa, mudança de decúbito, troca de sistema de dreno de tórax, coleta de secreção brônquica e realização de eletrocardiograma.
Dados gerais
Responsável: Erika Christiane Marocco Duran
E-mail do responsável: A enfermagem médica contribui para o atendimento integral do cliente com patologias clínicas. As açoes desenvolvidas com os referidos clientes focou a consulta de enfermagem, a verificação de sinais vitais (pressão arterial, frequencia respiratória, pulso), exame fpisico, entrevista, aspiração endotraqueal, verificação de pressão venosa central, curativo, retiradas de pontos, encaminhamentos, glicemia capilar, sondagem nasogástrica, sondagem vesical de demora, sondagem vesical de alívio, punção venosa, mudança de decúbito, troca de sistema de dreno de tórax, coleta de secreção brônquica e realização de eletrocardiograma.