2005
Atuar na área de lesão utilizando técnicas fisioterápicas validadas, com a finalidade de promover a cicatrização rápida e eficiente para que o paciente conquiste melhor qualidade de vida. Detectar possíveis reações adversas/eventos adversos de uma farmacoterapia sistêmica. Determinar a aplicabilidade e efetividade no tratamento de feridas, de forma interdisciplinar, multicêntrica e setorial, seguindo a patologia de base e conduta escolhida.Juntamente com o processo intervencional, atuar de forma educativo-preventiva. A prevenção de uma ferida é a realidade cruenta do fisioterapeuta, enfermeiro ou outros profissionais da saúde que atendem pacientes longamente acamados e privados de movimento. Desta maneira se conscientizarmos os futuros profissionais que a prevenção é uma medida necessária e importante, conseguirá diminuir as feridas de decúbito. Treinar o aluno e futuro profissional á atuar preventivamente em seu futuro trabalho e transmitir sua experiência aos familiares e cuidadores para que tais lesões que invariavelmente mutilam ou levam á óbito na maioria dos casos onde o profissional da saúde não é acionado, chegou tarde ou foi ineficiente. Através da implantação de um modelo de Atenção Farmacêutica pretende-se detectar e analisar eventuais fatores passíveis de interferência na recuperação do paciente como doenças crônicas, possíveis interações ou irregularidades entre os medicamentos usados para o tratamento da ferida e outros tratamentos medicamentosos, avaliar o processo de cicatrização da ferida ou úlcera, acompanhar seu progresso ou falta de progresso.
Um grande fluxo de pacientes, com diversas moléstias de base associadas ás feridas são atendidas rotineiramente pelo setor de Ortopedia da Clínica Escola do curso de Fisioterapia, no ambulatório de Enfermagem levou-nos á atentar para a necessidade de se criar um núcleo de estudos e tratamento para que com a adesão de outros profissionais tornássemos mais efetivos na abordagem do problema. Amparados nos resultados conseguidos até o momento, gostaríamos dividir o conhecimento amealhado com nossos alunos e estagiários de maneira a enriquecer sua formação profissional. Também poder estar oferecendo á comunidade carente do município um serviço de excelência.
Logo após estabelecido o núcleo, nos encontros semanais, o grupo fez levantamento das feridas de maior freqüência, patologias associadas, diferentes maneiras de se tratar uma ferida, fazer questionamento sobre o trabalho executado e elaborar a estratégia através de protocolos validados de intervenção. As técnicas de Fisioterapia Dermato-Funcional usadas no tratamento de feridas foram analisadas, os protocolos escolhidos foram amplamente revisados, selecionados e embasados por potentes publicações em livros e revistas científicas já consagradas por anos de técnica e profissionalismo dos nossos pares de profissão. Após a avaliação cuidadosa dos docentes responsáveis, cada um em seu saber de dominância, foi indicado o protocolo exato para cada lesão em decorrência de sua doença de base e do microorganismo encontrado em seu leito após a coleta e análise microbiológica da secreção da ferida coletada. Os alunos do 1º e 3º períodos desenvolvem pesquisas bibliográficas, confecção de relatórios e assistem seus colegas do 5º e 7º período, intervirem nas lesões sob a supervisão de um professor do núcleo escalado para o ambulatório naquele dia. Após a intervenção, é discutido o atendimento ocorrido. O curso de Farmácia realiza o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes com feridas e úlceras, através do modelo Dáder (Segmento Farmacoterapeutico), observando as terapias administradas sempre sob a supervisão do responsável (médico e equipe multidisciplinar). Visando maior adesão ao tratamento, aumentando a qualidade de vida do paciente.
Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500
Jd. Universitário | Araras - SP
CEP: 13607-339