Instrumentos de Avaliação e Intervenção Psicopedagógica - FHO | Fundação Hermínio Ometto

Instrumentos de Avaliação e Intervenção Psicopedagógica

Carga Horária

60 horas - Quinzenal, sábado das 08h às 13h

Início e Término

15 de maio à 24 de julho de 2021

Ministradores

Profa. Ma. Ana Paula de Próspero
anaprospero@fho.edu.br

Mestra em Educação (Psicologia Educacional) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2013), graduada em Pedagogia UNICAMP (1992) e pós graduada em Psicopedagogia Operatória UNICAMP (1995). Especialização em Neuropsicologia Aplicada a Neurologia Infantil UNICAMP (2006). Desenvolve uma proposta de Avaliação e intervenção Psicopedagógica Clínica na cidade de Limeira e possui experiência na Formação de Professores. Atua como Professora convidada do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia da UNIARARAS (SP) nas disciplinas: Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica e o Lúdico na Aprendizagem.Lúdico na Aprendizagem. Professora Orientadora de trabalho de conclusão de curso (TCC). Professora convidada na FAI / Fundação Aprender (MG) na disciplina: O Brincar e a Autoria de Pensamento. Especialista em jogos como recursos para a aprendizagem. Possui formação como mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI - níveis I e II) Experiência de Aprendizagem Mediada - Reuven Feuerstein.

Profa. Ma. Viviani Zorzo
vivianizorzo@fho.edu.br

Possui graduação em Biologia (licenciatura) pelo Centro Universitário Hermínio Ometto ¿ Uniararas, em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas. Especialização em Psicopedagogia pelas Faculdades Claretianas de Batatais, em Educação Especial pela Universidade Metodista de Piracicaba e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. É mestre em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos. É professora da rede municipal de Araras e do Centro Universitário Hermínio Ometto. Tem experiência na área da Psicopedagogia em diferentes contextos e na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Objetivos do Curso

Os Ciclos de Aprimoramento Psicopedagógicos têm como objetivo construir um espaço de escuta e atualização contínua, acolhendo a comunidade de pós-graduados em Psicopedagogia na construção de redes de interlocução tanto no universo clínico, quanto no campo institucional.
O conteúdo de cada CICLO foi estruturado de forma a contemplar três aspectos fundamentais:

- O embasamento teórico;
- A interlocução entre pares;
- A construção de ações emancipatórias e transformadoras.

Público-Alvo

O curso é dirigido aos psicopedagogos já formados, portanto, pós-graduados em Psicopedagogia.

Número de Vagas

30 vagas.

Fica reservado a FHO o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis.

Conteúdo Programático

A proposta pedagógica se insere no contexto da formação continuada de profissionais da Educação, potencializando e aprimorando o desempenho daqueles que procuram se aprimoram na área da Educação Inclusiva.
A fundamentação teórica está embasada nas abordagens da Psicopedagogia Dinâmica, para a qual o sujeito da aprendizagem é identificado em meio a uma rede de relações e compreendendo a aprendizagem humana como um processo complexo e que envolve múltiplos fatores.
A fim de acolher os profissionais nos diferentes universos de atuação teremos dois grupos de estudos:

- O jogo como recurso para "Fazer e Compreender"
- A Caixa de Trabalho como instrumento para a construção de uma trajetória de aprendizagem;
- A Literatura como recurso para pensar, sentir, criar e compreender histórias.

Investimento

R$ 450,00 (*)

(*) 15% desconto para alunos e ex-alunos da FHO

Boleto único no valor com ou sem desconto.
O valor poderá ser parcelado em até 6x no cartão de crédito