Certificação em Lean Healthcare
- Victor Brandão Bini
Gerente de consultoria da Nortegubisian Consultoria e Treinamento. Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP - Campinas/SP e Mestrando em Engenharia Produção - Especialidade em Pesquisa Operacional - Limeira/SP. Atuou em multinacionais da cadeia automotiva e durante seus 8 anos de experiência na consultoria, liderou e participou de aproximadamente 60 projetos de transformação Lean Six Sigma, envolvendo milhares de profissionais em empresas de diversos segmentos e portes. É certificado Lean e Black Belt e já treinou centenas de profissionais, de operadores a diretores. Na área de saúde, foi gerente de vários projetos de melhoria em instituições como: Hospital da Lagoa (RJ), Hospital da Mulher (RJ), Hospital Azevedo Lima (RJ), Hospital Geral do Andaraí (RJ), Hospital Getúlio Vargas (RJ), Hospital do Câncer de Barretos (SP) e o Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas.

- Alice Sarantopoulos
Mestre e doutoranda em Lean Healthcare pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Black-Belt em Lean Six Sigma, Consultora da AtosInova Saúde Consultoria e Treinamentos. Enfermeira formada pela UNICAMP e autora dos livros: "O que é esse tal de Lean Healthcare?", "Lean na Prática" e "Enfermeiros: uma gestão pessoal e profissional", palestrante e professora em Lean Heatlhcare desde 2013.

- Guilherme D¿Andrade Lourenço
Consultor pleno na Nortegubisian Consultoria e Treinamento. Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP - Campinas/SP e Mestrando em Engenharia Produção - Especialidade em Qualidade pela UFSCAR - São Carlos/SP. Possui mais de 8 anos de experiência liderando projetos de melhoria de processos produtivos e administrativos (Lean Thinking e Six Sigma) em empresas de diferentes portes e setores. É Certificado Lean e Black Belt e conta com vasta experiência na coordenação de eventos Kaizen e na capacitação de profissionais de diversos níveis hierárquicos. Na área de saúde, atuou em projetos de gestão em diversos hospitais municipais e estaduais do estado do Rio de Janeiro e no Hospital do Câncer de Barretos.

- Samuel Moretti Bernardo
Consultor pleno na Nortegubisian Consultoria e Treinamento. Graduado em Administração de Empresas pela PUC - Campinas e Mestrando em Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação pela UNICAMP, possui mais 7 anos de experiência atuando em projetos de melhoria de processos produtivos (Lean Manufacturing), processos logísticos (Lean Logistics) e processos administrativos (Lean Office), gestão estratégica de negócios (metodologias tradicionais, Hoshin Kanri e Business Model Canvas), gestão comercial com foco na pipeline de vendas e implantação de CRM¿s, gestão financeira e de custos com foco na alavancagem de negócios e modelos excelência organizacional. Na área de saúde, atuou em projetos de gestão em diversos hospitais municipais e estaduais do estado do Rio de Janeiro.

- Luiz Antônio Garcia da Silva
Consultor Júnior e instrutor na Nortegubisian Consultoria e Treinamento. Graduado em Engenharia Mecânica pela Unesp, certificado Green Belt, com especialização em gestão industrial pela University of Guelph (Canadá), atua em projetos de melhoria de processos de empresas e instituições de diferentes portes e setores. Tem experiência em Lean Healthcare atuando em projetos do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas.

- Luciana Lot
Pesquisadora do GIGS (Grupo de Gestão e Inovação da Saúde - Unicamp), consultora associada e palestrante em Lean Healthcare pela Atos Inova Saúde. MBA em Gerenciamento de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (2006). Black Belt Lean Six Sigma pela Unicamp (2018). Especialização em Gestão Pública e Governo pelo Instituto de Economia da Unicamo. Certificada ACLS pelo Hospital Vera Cruz em 2018. Mestranda da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp na área de Ciências da Cirurgia, com ênfase em Gerenciamento Lean de Processos da saúde. Atuação como Enfermeira em Unidade de Terapia Intensiva Pediatrica e Oncológica, Transplante de Medula Óssea, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, e atualmente em Unidade de Transplante de Fígado, com ênfase em Enfermagem Assistencial e gestão de processos.

- Priscila Baldo Possidonio
Pesquisadora do Grupo de Inovação e Gestão na Saúde - CNPq da Unicamp; Mestre em Liderança e educação na saúde pelo departamento de Enfermagem Fundamental - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preta - USP/EERP, Especialista em Gestão de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP, Gestora da Rede de Urgência e Emergência no município de Valinhos e Consultora na Atos Inova; Coaching em desenvolvimento de Lideranças Gerenciais e planejamento estratégico de lideranças compartilhadas na Saúde.
Assessorar os profissionais das organizações de saúde no desafio de implantar e manter as melhorias no setor em que atuam. O Programa é caracterizado por um treinamento composto de uma série de módulos, que tem como objetivo, prover aos participantes, as competências técnicas e gerenciais relacionadas com o programa de melhoria de processos mais robusto da atualidade: o Lean Thinking.
Módulo I: Lean Healthcare: introdução, conceitos básicos e estratégias
o Panorama da saúde no Brasil e no mundo: Por que aplicar Lean na Saúde?
o Conceitos de Processos, indicadores de desempenho e definição de melhoria
o O Pensamento Lean e o conceito do Lean Healthcare
o Os 6 Pilares do Lean Healthcare e suas aplicações
o Os 8 Desperdícios do Lean Healthcare
o Definição de Valor com foco no Cliente / Paciente
o Diagrama AV/NAV: como entender quais atividades agregam e quais não agregam valor do ponto de vista do cliente do processo e/ou do paciente
o Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM) e o roteiro da melhoria contínua
o Identificação de oportunidades de melhoria
o Matriz de Priorização BASICO para as oportunidades de melhoria

Módulo II: Solução Prática de Problemas
o Definição de problema
o Tipos de problema
o A solução prática de problemas usando o A3
o Os 8 passos da Solução Prática de Problemas

Módulo III: O Programa 5S e Gestão Visual
o O Programa 5S e Gestão Visual
o Conceitos de 5S
o Os reflexos na produtividade das empresas
o Passos para a implementação da metodologia
o Os cinco sensos da qualidade
o Papel da alta administração
o Implementação e a condução do Programa 5S
o Recursos necessários, dificuldades e barreiras do 5S
o Padronização e a auditoria

Módulo IV: Ferramentas da Qualidade e Sistemas à Prova de Erros (Poka Yokes)
o As 7 Ferramentas da Qualidade
o Sistemas à Prova de Erros (Poka Yokes)

Módulo V: Criação de Fluxo Contínuo
o Definição de Trabalho Padrão, sua importância e seus elementos
o Redução de Tempos de Preparação

Módulo VI: Gestão da Cadeia de Suprimentos Lean
o O conceito de Lean Logistics
o Os impactos dos custos da cadeia de suprimentos no orçamento das organizações de saúde
o O desafio de manter o mínimo estoque e ao mesmo o máximo nível de serviço ao cliente
o Filosofia Just in Time
o Sistemas puxados versus sistemas empurrados
o Gestão de Estoques: como dimensionar e controlar corretamente os estoques na área de saúde
o Gestão de Compras Lean

Módulo VII: Manutenção Lean em Organizações de Saúde
o Os conceitos da Manutenção Produtiva Total (TPM) aplicado às máquinas e equipamentos clínicos e hospitalares
o Cálculo de OEE - eficiência global dos equipamentos
o Os Pilares de Manutenção Autônoma, Manutenção Planejada (Preventiva e Preditiva) e Controle Inicial
o O engajamento para a prevenção de problemas
o Os benefícios do TPM nas organizações de saúde

Módulo VIII: Eventos Kaizen
o O que é Kaizen?
o Cultura Kaizen
o Duração de um Evento Kaizen
o Etapas do Kaizen
o Programa Empresarial Kaizen

Módulo IX: Modelo de Excelência Organizacional
o Estruturação e dinâmica do Programa de Excelência Organizacional Lean
o Desdobramento da Estratégia e sua importância para a sustentação do negócio¿ Hoshin Planning
o Como conectar a Estratégia com os Planos de Ação para Melhoria Contínua nas Organizações

Módulo X: Liderança e Motivação para Melhoria Contínua
o Definições de liderança
o Líder vs Chefe (Poder vs Autoridade)
o Principais características de um líder de alta performance
o Estilos básicos de liderança: autocrático, democrático e livre
o Instrumentos básicos de liderança: motivação, criatividade, análise de desempenho, delegação, comunicação, resolução de conflitos e busca de melhoria contínua
o A importância do trabalho em equipe
o As Disciplinas de Execução.
O Programa de Certificação do Profissional Lean Healthcare é destinado aos profissionais de saúde dos setores públicos e privados como executivos, médicos, enfermeiros, equipe clínica, engenheiros industriais, equipe farmacêutica e demais profissionais que atuam em hospitais, clínicas médicas, veterinárias e odontológicas, laboratórios clínicos e serviços especializados de saúde e companhias de seguros de saúde.
104 horas
Quinzenal - sábados

De 16/03/2019 à 28/09/2019 - das 09h às 17h
R$ 4.200,00 (*)

(*) 15% desconto para ex-alunos da FHO.

Boleto único no valor com ou sem desconto.

OBS: O valor poderá ser parcelado em até 7x no cartão de crédito.
(Após a confirmação da turma, comparecer na Tesouraria para solicitar o parcelamento)

INFORMAÇÕES / DÚVIDAS ?

Atendimento Online
0800 770 44 55
FHO - Fundação Hermínio Ometto - Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jd. Universitário | Araras - SP - CEP: 13607-339 - Tel: (19) 3543-1400