Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) - FHO | Fundação Hermínio Ometto

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP)

Carga Horária

16 horas

Início e Término

29 de maio e 12 de junho de 2021

Ministrador

Curso oferecido pela Nortegubisian.
atendimento@nortegubisian.com.br

A Nortegubisian é uma empresa de consultoria e treinamento em melhoria de processo e excelência organizacional. Nossos instrutores, formados nas melhores instituições do país, possuem vasta experiência em empresas de diversos tamanhos e segmentos, unindo a prática ao conhecimento teórico de vanguarda.

Objetivos do Curso

Capacitar os participantes na metodologia para implementação e operação do processo S&OP, que é atualmente uma das principais formas de realização do planejamento integrado e participativo nas empresas. Aperfeiçoar as previsões de demanda para auxiliar na determinação dos recursos necessários para o planejamento de vendas e operações da empresa, em um processo integrado através do qual se atinge continuamente o foco e o alinhamento entre todas as funções da organização para garantir a melhoria de planejamento, redução de estoques, aumento do nível de serviço prestado aos clientes e otimização da margem de lucro das empresas.

Público-Alvo

Diretores, Gerentes, Supervisores e demais profissionais das áreas de Marketing, Comercial, Logística, Produção e Operações que desejem aprimoramento na gestão de demanda e previsão de vendas.

Número de Vagas

30 vagas.

Fica reservado a FHO o direito de realização do curso, mediante o preenchimento do número mínimo de vagas disponíveis.

Conteúdo Programático

Módulo 1 - S&OP: conceitos, objetivos e etapas de implantação

- Introdução e Motivação: exemplos dos desafios do dia a dia do planejamento de vendas e operações das empresas
- Divergências de objetivos e metas entre as áreas da empresa: a soma dos melhores resultados de cada uma das áreas não é necessariamente o melhor resultado global para a empresa
- Evolução do conceito de S&OP: da década de 70 aos dias atuais
- Níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional
- Definição de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP)
- Principais Objetivos do S&OP
- Elementos-chave do S&OP: demanda, fornecimento, volume e mix de produção
- Benefícios do S&OP
- Papel do S&OP nas integrações verticais e horizontais para o alinhamento das decisões empresariais
- Como é a gestão S&OP na prática e interface com o planejamento de mercado, dos recursos, da demanda e financeiro.
Fundamentos do S&OP:
- Horizonte de planejamento e nível de agregação
- Integração dos subprocessos
- Responsabilidades da liderança
- Análise aprofundada
- Métricas de desempenho
- Representações gráficas

Etapas do S&OP
- Atualização de Dados
- Revisão de Demanda
- Revisão de Suprimentos
- Reconciliação Integrada
- Revisão Executiva

Processo de interação das etapas e a importância do repositório de informações
Processo de implantação e os pré-requisitos do S&OP
Fatores críticos de sucesso e resultados esperados
Avaliação do nível de maturidade do S&OP

Módulo 2 - A Previsão de demanda no processo de S&OP (Demand Planning)

Planejamento da Demanda:
- Funções do planejamento
- Importância do planejamento
- Estrutura do planejamento

Processo de Planejamento da Demanda
- Preparação do processo
- Organização das informações
- Horizonte de planejamento
- Atribuição de responsabilidades
- Mensuração de erros
- Ferramentas de planejamento

Impacto do planejamento de demanda nas diversas áreas da empresa
Características e padrões da demanda (Horizontal, Tendência, Sazonal, Cíclico e Aleatório)

Projeto do sistema de previsão de demanda
- O que prever?
- Que tipo de técnica usar? Qual o melhor modelo de previsão para cada item do portfólio de produtos acabados da empresa?
- Qual ferramenta utilizar?

Métodos quantitativos de previsão de demanda
- Causais
- Regressão linear (correlação)
- Séries temporais
- Média Móvel Simples
- Média Móvel Ponderada
- Suavização Exponencial Simples
- Suavização Exponencial com Ajuste de Tendência (Holt)
- Suavização Exponencial com Ajuste de Tendência e Sazonalidade (Holt-Winter)

Medidas de erros e Sistemas de monitoramento
- Tipos de erros e formas de monitoramento
- Como identificar a aderência de um método de previsão de demanda por meio da análise dos erros de medidas e do sinal de monitoramento.

Dinâmica para a aplicação dos diversos modelos de previsão de demanda de uma fábrica fictícia e escolha do melhor método a ser utilizado por essa empresa.

Investimento

R$ 760,00 (*)

(*) 15% desconto para ex-alunos da FHO.

Boleto único no valor com ou sem desconto.
O valor poderá ser parcelado em até 5x no cartão de crédito.