Design Thinking para Inovação em Negócios
Marília Cardoso

É jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo e iniciou sua carreira como repórter de rádio e televisão. Passou por agências corporativas, tendo se pós-graduado em Comunicação Empresarial e concluído um MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas. Em 2007, publicou o livro ¿Você Sabe Lidar com o Seu Dinheiro? Da infância à velhice¿ e, no mesmo ano, fundou a InformaMídia Comunicação, uma agência de assessoria de imprensa focada em empresas de pequeno e médio porte. Mais recentemente, iniciou projetos na área de inovação, tendo se tornado facilitadora na metodologia Design Thinking. É consultora de inovação na Gestão PALAS, empresa de melhoria contínua e certificações internacionais.
O objetivo do curso Design Thinking para inovação em negócios é ajudar os profissionais a entenderem as transformações do mundo para criarem inovações em suas carreiras e empresas.
- Mundo VUCA: estamos vivendo tempos de volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade. Os cenários estão cada dia mais imprevisíveis. Vamos entender o hoje para co-criar o amanhã.
- Era agrícola, industrial, digital e GNR: para mergulhar no hoje, precisamos entender o ontem e o que nos trouxe até aqui. Por esse motivo, vamos analisar brevemente a história dos negócios, até chegar a era que estamos entrando, a chamada GNR (Genética, Nanotecnologia e Robótica).
- Indústria 4.0: quais serão os impactos dessas três revoluções dentro de uma nova era para as indústrias? É sobre isso que vamos discutir nesse tópico. Serão apresentados alguns cases de como serão as indústrias e até nossas casas num futuro não muito distante.
- Conceito de inovação: embora muito disseminado, poucos tem clareza sobre o que é inovação. Vamos desmistificar o assunto e apresentar cases de inovação incremental, aberta, disruptiva, tecnológica e criativa.
- Exponencialidade: boa parte das transformações que vemos hoje são consequência da Lei de Moore e o conceito de exponencialidade. Vamos explicar esses temas e mostrar cases de empresas como Uber e Airbnb.
- O segredo das empresas do futuro: as empresas do futuro possuem várias características importantes. Vamos apresentar cada uma delas, provocando os participantes para avaliarem se suas empresas possuem esses atributos ou caminham na contramão do sucesso.
- Design Thinking: uma das metodologias mais usadas em todo o mundo para inovação será o ponto central deste curso. Os participantes viverão o método na prática, sendo estimulados a desenvolverem um novo mindset.
Empatia, colaboração e experimentação: os três principais conceitos do Design Thinking serão explicados e vivenciados pelos participantes. Traremos cases e vídeos que farão com que todos desenvolvam essas habilidades e a levem como um legado do curso.
- Gerações: como as pessoas estão no cerne do Design Thinking, vamos abordar as gerações, dos tradicionalistas à mais recente geração Alpha. Vamos entender os comportamentos e as influências que cada geração recebeu, sem abrir mão dos novos conceitos de pós demografia.
- Criatividade: os participantes serão estimulados a desenvolver a criatividade a fim de criarem soluções viáveis ao problema escolhido como desafio. Ao colaborarem em grupos, irão prototipar e testar ideias.
- Desafio: para viver o Design Thinking na prática, os participantes deverão escolher um desafio que visa resolver ou pelo menos minimizar um entre os dez maiores desafios da humanidade segundo a ONU. Esse desafio permeará os dois dias de curso.
- Canvas: por fim, será apresentado o conceito de Canvas, um dos mais utilizados para analisar a viabilidade de novos negócios. Os participantes conhecerão a ferramenta e poderão aplicar a ideia em diversas oportunidades em sua vida profissional.
8 horas
03 de agosto de 2019 (sábado) - das 09h às 12h e das 13h as 17h
R$ 599,00 (*)

(*) 15% desconto para ex-alunos da FHO.

Boleto único no valor com ou sem desconto.

OBS: O valor poderá ser parcelado em até 5x no cartão de crédito.
(Após a confirmação da turma, comparecer na Tesouraria para solicitar o parcelamento)

INFORMAÇÕES / DÚVIDAS ?

Atendimento Online
0800 770 44 55
FHO - Fundação Hermínio Ometto - Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500 - Jd. Universitário | Araras - SP - CEP: 13607-339 - Tel: (19) 3543-1400